NucleAÇÃO #1 – Governança Corporativa: o impacto da contabilidade no sucesso do seu negócio

Ontem, 23 de julho de 2024, realizamos aqui na MQ o primeiro evento do nosso projeto NucleAÇÃO #1: o seu negócio no núcleo de nossas ações, ministrado pela nossa líder do departamento contábil, Camila Oliveira. Com ele, buscamos conscientizar os empresários sobre como desenvolver o seu negócio por meio de uma boa governança corporativa, utilizando as práticas ESG e Contabilidade 4.0.

No evento, contamos também com a participação da líder do departamento fiscal, Adriele Félix, que apresentou a nova plataforma de relacionamento que estamos implementando, na busca incessante de melhorias, proporcionando maior integração e mantendo um relacionamento duradouro.

Se você não pode vir, vamos te apresentar aqui os principais tópicos abordados no evento! Prepare-se!

Primeiramente, a Contabilidade 4.0 veio para dar agilidade aos processos operacionais dentro das empresas e para tanto conta com os avanços tecnológicos, porém não se resume apenas às organizações que prestam serviços contábeis online, a amplitude do conceito é muito maior.

A Contabilidade é um setor que passa por mudanças todos os dias, sejam elas na legislação, na tempestividade em que os órgãos fiscalizadores e os clientes precisam prestar informações e também quanto ao uso das tecnologias. Isso não quer dizer que as pessoas serão substituídas pelas máquinas, já que pode-se perceber muitas vantagens a partir dessa evolução, tanto para os nossos serviços contábeis quanto para o sucesso dos nossos clientes.

Atualmente, as empresas precisam focar em ferramentas que otimizem e integrem os processos dentro da organização, tarefas manuais e trabalhos repetitivos devem passar pelo processo de automação com intuito de realocar o profissional para desenvolver atividades mais estratégicas. Existem no mercado inúmeras ferramentas e programas que já utilizam inteligência artificial para tratar grandes volumes de dados e integrar essas informações com a contabilidade.

Hoje em dia, por exemplo, não perde-se mais tempo realizando lançamentos manuais e escrevendo o caixa da empresa em caderninhos, é inevitável não aderir a utilização das novas  tecnologias no âmbito empresarial e, principalmente, no mundo da contabilidade.

Muitas vezes, os empresários se perguntam: “Como isso vai gerar benefícios para minha empresa?”, “Qual a função do contador se o empresário pode fazer quase tudo?”. 

Bem, em primeiro lugar, a necessidade de adquirir sistemas de gestão, ERP e automação surge para atender as exigências do fisco, pois deve-se estar atualizado quanto à legislação e resoluções dos órgãos como Receita Federal e Sefaz, que todos os dias desenvolvem ferramentas que visam o cruzamento de informações e o tratamento de dados, além de disponibilizar relatórios quase que em tempo real sobre as pendências e divergências de informações das empresas, por isso, é importantíssimo estar atento a tais procedimentos no intuito de evitar multas.

Por conseguinte, têm-se outros benefícios que referem-se a ter um bom controle de estoque, ao levantamento de dados para enviar à contabilidade de forma mais rápida, automação de processos dentro da empresa objetivando reduzir custos operacionais, controles internos de contas a pagar e receber mais confiáveis e fidedignos.

Nesse sentido, se a empresa tem um sistema que integra todas essas operações, que vão desde a emissão de notas fiscais ao envio de declarações, nota-se a possibilidade de ter relatórios gerenciais a fim de auxiliar a decisão do empresário sobre os próximos passos da empresa, assim como, indiscutivelmente, tem-se uma maior velocidade no tratamento das informações pela contabilidade e pelo financeiro da instituição.

ESG (Environmental, Social, and Governance) e Governança Corporativa são conceitos que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo e trazem inúmeros benefícios para o cenário empresarial.

O “E” de ESG significa Environmental (ambiental) e trata do impacto que a empresa tem no meio ambiente. Empresas comprometidas com práticas ambientais sustentáveis reduzem custos operacionais por meio da gestão de resíduos, redução do consumo de energia, uso de recursos naturais, uso de energia limpa, pequenas mudanças de atitudes no uso de descartáveis e materiais de escritório e conscientização dos colaboradores são vistas como ações bem relevantes.

Já a letra “S” (Social) da sigla ESG refere-se às práticas da empresa referentes aos funcionários, clientes, fornecedores e aos aspectos relacionados à diversidade, inclusão, condições de trabalho, respeito e contribuições para a comunidade a qual a empresa está inserida. As empresas que se preocupam com essas questões fortalecem sua imagem perante a sociedade, trazem um bom ambiente de trabalho e retém talentos.

O “G” que remete ao termo Governança diz respeito ao modo como a empresa é gerida, como ela foca na parte estrutural, na transparência, na ética do negócio, no cumprimento às leis e regulamentos e no combate à corrupção, entre outros exemplos que retratam esses temas.

Nós da MQ inserimos o termo Governança na nossa marca, pois além de adotar as práticas citadas acima dentro do dia-a-dia da nossa empresa, estamos aqui para auxiliar a sua organização na adoção dessas medidas, assim como para trazer segurança na aplicação dessas ações relacionadas aos processos que vão definir como sua empresa poderá ser gerida e controlada com uma governança corporativa eficiente, responsável, transparente e ética que proporciona vantagens competitivas e significativas frente a concorrência.

Em suma, o evento trouxe insights valiosos sobre a importância dos conceitos de contabilidade 4.0, governança corporativa e práticas ESG no cenário empresarial atual. Foi enfatizado que a adoção de sistemas de automação para agilizar processos não só atende às exigências do fisco como oferece benefícios em relação aos controles internos e redução de custos operacionais, transparência, eficiência e integração de dados que garantem aos empresários um grande diferencial de posicionamento no mercado.

Roberta Nogueira

Roberta Nogueira

Tecnóloga em Hotelaria pelo IFAL, Contadora formada pela UFAL, MBA em Gestão Fiscal e Tributária, e atualmente cursando mestrado em Desenvolvimento de Negócios e Inovação.

Quem somos

Somos uma empresa contábil especialista em criar vantagens competitivas e sustentável às organizações de grande, médio, pequeno porte ou em expansão, através de soluções integradas e focadas nas necessidades dos nossos clientes.

Redes sociais:

Todos os direitos reservados © 2023 - MQ Governança Contábil.