Você até pode ser contratado pelas suas HARD SKILLS, mas pode ser demitido pela falta de SOFT SKILLS. E GREEN SKILLS, você sabe o que é?

A retenção de talentos está diretamente relacionada à capacidade da empresa de se posicionar como um local atrativo para se trabalhar e que envolva uma sinergia entre a mensagem que a empresa quer passar por meio da sua imagem para o público que consome essas informações e a tratativa interna com relação ao desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores e a promoção de um ambiente que valorize as hard skills, soft skills e, mais recentemente, as green skills.

O marketing de uma empresa vai além da promoção de seus produtos ou serviços. Empresas que conseguem se destacar são inovadoras, sustentáveis, promovem um ambiente de trabalho positivo e tendem a atrair profissionais alinhados com essas qualidades. Esse posicionamento estratégico é fundamental para formar uma equipe composta por perfis, que além de entregar resultados, estejam comprometidos com os valores da organização.

Para que você possa entender sobre o que estamos falando, vamos começar te explicando o que são esses termos.

Hard Skills, resumidamente, são as habilidades técnicas e específicas que podem ser aprendidas, medidas e ensinadas, tais como conhecimentos sobre softwares, domínio de ferramentas de gestão, competências técnicas em finanças, engenharia ou programação. Essas habilidades são frequentemente comprovadas por certificações, diplomas ou testes práticos e são cruciais para a execução eficiente de funções técnicas dentro da empresa. Antigamente, o recrutador selecionava os candidatos apenas com base nesses quesitos.

Elas são importantes pois demonstram e dão uma ideia de como será o seu desempenho durante a realização de um trabalho, isto é, são requisitos fundamentais para lograr êxito na busca por um determinado emprego ou para avançar na carreira.

Já as Soft Skills são um conjunto de habilidades interpessoais e comportamentais que refletem a capacidade de um profissional de se relacionar positivamente com outras pessoas e de ser adaptar mais facilmente ao ambiente de trabalho. Elas incluem habilidades como comunicação, liderança, empatia, trabalho em equipe, resolução de problemas e resiliência. Diferente das hard skills, as soft skills são mais difíceis de mensurar, mas são cruciais na construção de um ambiente de trabalho colaborativo e importantíssimas no sucesso e desenvolvimento de uma carreira.

Atualmente, essas características já são exigidas no momento da seleção e muitas vezes são aferidas com ajuda de profissionais qualificados e/ou especialistas que focam na elaboração de testes e entrevistas voltados para análise do comportamento dos candidatos, tais como avaliações psicométricas, simulações de jogos, atividades em grupo, entre outras inúmeras possibilidades que vão revelar, parcialmente ou totalmente, o perfil do colaborador.

Com a atual demanda do mercado por profissionais que possuem diversos tipos de skills (competências) as empresas têm a necessidade de traçar estratégias que motivem seus colaboradores e mitigue a rotatividade de funcionários.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pelo aplicativo Survey Monkey, 90% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho, além do mais, uma quantidade significativa de profissionais deixa suas funções devido a problemas de relacionamento com seus gestores. Sendo assim, a liderança deve ter a capacidade de motivar e inspirar os colaboradores, incentivando-os e alavancando o comprometimento com as metas da instituição, com vistas a fortalecer o engajamento e a imagem da organização.

Atenta aos novos anseios das novas gerações, à competitividade do mercado, à tempestividade das informações, ao avanço tecnológico e ao propósito de desenvolver pessoas, a MQ reforça a sua cultura organizacional, e, recentemente, implementou o Projeto Decolar, com o intuito de potencializar e indicar aos colaboradores a importância de não apenas adquirir novas skills, e sim, ampliar, cada vez mais, as qualidades inerentes aos nossos colaboradores, a fim de elevar nossos profissionais ao mais alto nível, acreditando no melhoramento do desempenho e na credibilidade da nossa marca.  

Confirmando as expectativas direcionadas para o aperfeiçoamento dessas boas práticas, temos o exemplo do colaborador Tiago Oliveira, participante do Projeto Decolar e pertencente ao setor Relações de Trabalho e Previdência, que, em menos de seis meses, obteve duas promoções dentro da nossa empresa.

Entendemos que essa evolução não se trata apenas do cargo em si. Refere-se ao aumento da confiança e autoestima potencializadas pelas ações implementadas e, principalmente, pelo comprometimento do colaborador com os processos relacionados à equipe, clientes e empresa.

Segundo Tiago Oliveira, “receber duas promoções em um curto espaço de tempo foi uma grande fonte de orgulho, resultado de muito esforço e dedicação. O projeto Decolar também teve um papel essencial nesse crescimento, proporcionando o desenvolvimento de habilidades específicas que aprimoraram meu desempenho profissional, especialmente nas áreas de comunicação e equilíbrio emocional. Por meio desse projeto, melhorei minha interação com clientes e colegas, além de me tornar mais confiante em reuniões e treinamentos.

As novas responsabilidades trouxeram desafios, mas o projeto me ajudou a equilibrar o lado emocional com o profissional, o que foi fundamental para lidar com a pressão. Minhas habilidades comportamentais se destacaram, melhorando a dinâmica da equipe e a comunicação. Com o apoio contínuo da MQ e iniciativas como o Decolar, acredito que continuarei a crescer como profissional e recomendo fortemente a participação em projetos similares para outros colaboradores.”

E as green skills? Qual a importância delas?

Atualmente com o mundo dos negócios voltados para as práticas ESG, Contabilidade 4.0, Governança Corporativa e entrando agora na Sociedade 5.0, não podemos deixar de lado as competências verdes.

Essas características além de essenciais são um diferencial pra quem quer se destacar no mercado, essas habilidades estão voltadas para sustentabilidade, nos conhecimentos voltados para a promoção de práticas envolvendo eficiência e economia, incluindo a diversidade e inovação com o intuito de acompanhar as novas tendências e contribuir para um futuro.

No que se refere-se à inovação, não se trata unicamente de criar algo novo, para as empresas, inovar dentro do conceito de green skills, significa encontrar maneiras criativas e eficazes de solucionar problemas ou abrir um leque de possibilidades para que a empresa continue competitiva no mercado já que nos últimos anos empresas que investem nesse tipo de cultura interna estão em conformidade com as exigências globais por práticas verdes.

O que queremos dizer é que as hards skills são essenciais para o desempenho técnico das funções, mas, por si só, não garantem a permanência do colaborador da empresa, além do mais a crescente insatisfação dos colaboradores pode estar ligada a essa falta de habilidades interpessoais, o que demonstra que as soft skills são fundamentais para criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Habilidades como essa contribuem diretamente no engajamento e na motivação do funcionário. Já as green skills vêm com a necessidade de mercado mostrando que ainda existem aptidões a serem desenvolvidas.

A implementação de programas como o Projeto Decolar visa desenvolver todas essas competências, demonstrando o comprometimento da organização em investir no crescimento dos seus colaboradores.

O título “Você até pode ser contratado pelas suas HARD SKILLS, mas pode ser demitido pela falta de SOFT SKILLS. E GREEN SKILLS, você sabe o que é?” traz uma reflexão para o profissional acerca da realidade atual do mercado de trabalho, indicando a necessidade de equilíbrio entre essas competências.

Roberta Nogueira

Roberta Nogueira

Tecnóloga em Hotelaria pelo IFAL, Contadora formada pela UFAL, MBA em Gestão Fiscal e Tributária, e atualmente cursando mestrado em Desenvolvimento de Negócios e Inovação.

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